Site Dos Jogos
Olá, bem vindo ao Site dos Jogos por favor, faça login ou registre-se.

Lembrando que é necessario estar Cadastrado e Logado para efetuar qualquer download ou acessar qualquer link

Para se cadastrar clique em "registrar-se" logo no botão abaixo



Se você acessou "www.sitedosjogos.tk" e está com problemas de conexão, acesse agora mesmo o sitedosjogos pelo endereço "www.sitedosjogos.forumeiros.com" e mande uma mensagem privada para "Henrique_GJ"
Login

Esqueci minha senha

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» [Aplicativo]¨6 app
Qua Nov 23, 2011 9:41 am por TRFN

» Sonic Game Maker
Sex Set 16, 2011 11:08 am por Cabeçalho Onlin'E

» [Agente Heroi] HavenDoors
Sab Set 03, 2011 6:53 pm por Gustavo Ferreira

» V.I.P. Limitado
Ter Ago 30, 2011 7:11 pm por Cabeçalho Onlin'E

» Mundo Gamer - Jogos e criaçaõ de jogos
Ter Ago 30, 2011 7:02 pm por Cabeçalho Onlin'E

» Novidades no Fórum
Ter Ago 30, 2011 12:28 pm por Cabeçalho Onlin'E

» Street of rage
Qui Ago 18, 2011 10:47 am por Gustavo Ferreira

» Point Blank Online
Dom Jul 24, 2011 4:41 pm por sarinha54

» Hero Online Brasil
Sab Jul 23, 2011 1:57 pm por aimpher

» Cubo de Elite
Seg Jul 18, 2011 10:25 am por Utakata

» [Light Soft]Pergunte ao Awesome Face!
Sab Jul 16, 2011 8:24 pm por henrique_GJ

» freewareZ
Qua Jul 13, 2011 5:15 pm por henrique_GJ

» Sonic
Seg Jul 11, 2011 2:12 pm por Cabeçalho Onlin'E

» A christmas story
Dom Jul 10, 2011 1:47 pm por oivato

» [VÍDEO]Hare Hare Yukai no Megaman Oo
Ter Jul 05, 2011 2:56 pm por Tedi

Top dos mais postadores
henrique_GJ (3322)
 
Student21 (714)
 
juao230 (532)
 
LittBk (301)
 
Lucas Lunar (247)
 
Mayck (219)
 
Cabeçalho Onlin'E (182)
 
Suadao (173)
 
o cara (171)
 
juniorr452 (167)
 

Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 30 em Sex Jul 30, 2010 1:04 pm

tutorial de views do alex_FC

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

tutorial de views do alex_FC

Mensagem por henrique_GJ em Sex Fev 05, 2010 7:34 pm

esse tuto foi feito pelo Alex_FC, um cara mto gente boa que atua em outro site, todos aqui conhecem ele, vcs podem confirmar que ele já fez mtos tutos

70% do que sei aprendi com ele (ou mais O_O)

[tutorial="Alex_FC"]

Aula 13 - Introdução a jogos - Views


Views são usadas em jogos que têm fases muito grandes para serem desenhadas na tela. São as populares "câmeras" que seguem algum elemento do jogo.

Jogos como pacman tem somente uma tela, ela fica estatica e imóvel. Mas há telas como do Super Mario World que acompanha o personagem, pois a fase é muito grande para ficar em um tela só.



Hoje vamos entender como funciona o sistema de views do Game Maker. Baixe a engine abaixo para nós contruirmos juntos um sistema de views:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Execute a engine. Você verá que a tela é como a do pacman, estatica. Vamos fazer uma view como a do mario.

Abra a sua room, va na aba "views", selecione a opção "Enable the use of views", que significa "ativar o uso de views nesta room":




Você pode escolher até 7 views, para 7 objetos. Mas raramente você usará mais de uma. Então selecione apenas a view 0.

A opção "Enable view when room starts", siginifica "Ativar views quando a room iniciar". Marque esta opção:



Logo abaixo temos uma seção chamada "view in room", aqui determinaremos a posição inicial da view (x e y) e seu tamanho ( W: largura e H: altura). Deixe como na imagem abaixo:



Mais abaixo temos uma seção chamada "Port on screen", é a resolução da view na tela do computador, deixe como na imagem abaixo:



Por ultimo, temos"Object following", é o objeto que a view vai seguir. Selecione o objeto player, como na imagem:




-Hbor: é a distancia entre o objeto e as verticais (esquerda e direita) da view que vão fazer a view se mover.



-Vbor: é a distancia entre o objeto e as horizontais (cima e baixo) da view que vão fazer a view se mover.



Ou seja, quando a distancia for menor ou igual que o valor colocado a view vai se mover.

Hsp: é a velocidade horizontal em que a view segue o objeto. O valor padrão "-1" faz com que a view acompanhe o objeto em tempo real, sem ficar atrasada.

Vsp: é a velocidade vertical em que a view segue o objeto. O valor padrão "-1" faz com que a view acompanhe o objeto em tempo real, sem ficar para trás.

Teste o jogo. Fizemos nossa view como a do mario. Mas agora vamos dar um charme para nossa view, fazendo ela seguir o objeto um pouco devagar. Troque os valores de Hsp e Vsp para 5. Tente não usar valores que ultrapassem muito a velocidade do player, senão ficará rapido demais. E nem valores muito baixos, senão o player foge da view e você terá que ficar esperando a view te acompanhar a todo momento, então vá regulando a velocidade até achar alguma que fique bem.

Mas agora você me pergunta: Porque a view começa la no topo da room?

R: porque deixamos a posição dela la. Volte a parte "View in room" e mude as posições x e y para as posições que mais lhe agradarem. Caso não esteja vizualizando a view va ao topo da janela e clique na opção "Show view", que você poderá ver sua view:



Para controlar as view por códigos, use as seguintes variaveis para isso:

view_enabled view estão habilitadas ou não.
view_visible [0 .. 7] Se a view é visível na tela.
view_xview [0 .. 7] X posição da exibição na room.
view_yview [0 .. 7] Y posição da exibição na room.
view_wview [0 .. 7] Largura da exibição na room.
view_hview [0 .. 7] Altura da exibição na room.
view_xport [0 .. 7] X-posição da janela de exibição na região de desenho.
view_yport [0 .. 7] Y-posição da janela de exibição na região de desenho.
view_wport [0 .. 7] Largura da janela de exibição na região de desenho.
view_hport [0 .. 7] Altura da janela de exibição na região de desenho.
view_angle [0 .. 7] Ângulo de rotação utilizado para a exibição na room (sentido anti-horário em graus).
view_hborder [0 .. 7] Tamanho da borda horizontal em torno do objeto visível (em pixels).
view_vborder [0 .. 7] Tamanho da borda vertical em torno de objetos visíveis (em pixels).
view_hspeed [0 .. 7] Velocidade horizontal máxima da view.
view_vspeed [0 .. 7] Velocidade vertical máxima da view.
view_object [0 .. 7] O nome do objeto que a view vai seguir. Se houver várias instâncias deste objeto apenas o primeiro é seguido.

[0...7] é a view que esta usando, no nosso caso é a 0, então se quisessemos mudar a posição x da view 0, fariamos isso:

Código:
view_xview[0]=200

Enfim terminamos esta aula, até a próxima!

Próxima aula: Tiles

FLWS!


[/tutorial="alex_FC]

VLW ALEX!!!!

o que eu achei de mais importante foi o

view_object [0 .. 7] O nome do objeto que a view vai seguir. Se houver várias instâncias deste objeto apenas o primeiro é seguido.

vai ajudar muito mesmo

e...

view_wview [0 .. 7] Largura da exibição na room.
view_hview [0 .. 7] Altura da exibição na room.

que serve pra fazer um zoom na tela (aumentar ou diminuir) para pegar uma parte grande ou pequena serve muito

____________
Henrique Gomes de Jesus

criei esse site e tenho controle total sobre você!



isso é um flood -->>flood<<--

-->>double flood<<--

Ps.: VIVA OS ÍCONES!!!!


clique para ass na sua ass

ei! perai! que ícones????

"nunca derrube um lapis, pois ele pode ficar desapontado"



confused confused confused confused confused confused confused confused confused confused confused

henrique_GJ
Adiministrador

Mensagens : 3322
Data de inscrição : 18/11/2009
Idade : 19
Localização Localização : Em frente ao PC
Warning do usuario :
100 / 100100 / 100

Ficha do úsuario
O úsuario procura:
Anotações:

Ver perfil do usuário http://sitedosjogos.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tutorial de views do alex_FC

Mensagem por Convidad em Sex Fev 05, 2010 7:39 pm

Cara Fiko bem legal gostei Eu Tava meio complicado com un negosio Agora ja nao to + fiko bem legal

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tutorial de views do alex_FC

Mensagem por henrique_GJ em Sex Fev 05, 2010 8:05 pm

não agradeça a mim, agradeça ao ALEX_FC

____________
Henrique Gomes de Jesus

criei esse site e tenho controle total sobre você!



isso é um flood -->>flood<<--

-->>double flood<<--

Ps.: VIVA OS ÍCONES!!!!


clique para ass na sua ass

ei! perai! que ícones????

"nunca derrube um lapis, pois ele pode ficar desapontado"



confused confused confused confused confused confused confused confused confused confused confused

henrique_GJ
Adiministrador

Mensagens : 3322
Data de inscrição : 18/11/2009
Idade : 19
Localização Localização : Em frente ao PC
Warning do usuario :
100 / 100100 / 100

Ficha do úsuario
O úsuario procura:
Anotações:

Ver perfil do usuário http://sitedosjogos.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tutorial de views do alex_FC

Mensagem por Convidad em Sex Fev 05, 2010 8:09 pm

é agradeço a os dois Ele Por ter feito e a Vc por ter postado

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tutorial de views do alex_FC

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:46 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum