Entrar
Procurar
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
henrique_GJ (3323) | ||||
Student21 (714) | ||||
juao230 (532) | ||||
LittBk (302) | ||||
Lucas Lunar (247) | ||||
Mayck (219) | ||||
Cabeçalho Onlin'E (182) | ||||
Suadao (173) | ||||
o cara (171) | ||||
juniorr452 (169) |
Quem está conectado?
Há 9 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 9 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 246 em Seg Mar 08, 2021 5:09 pm
tutorial de views do alex_FC
Site Dos Jogos :: Area Maker :: Area Maker :: Diversos
Página 1 de 1
tutorial de views do alex_FC
esse tuto foi feito pelo Alex_FC, um cara mto gente boa que atua em outro site, todos aqui conhecem ele, vcs podem confirmar que ele já fez mtos tutos
70% do que sei aprendi com ele (ou mais O_O)
[tutorial="Alex_FC"]
Views são usadas em jogos que têm fases muito grandes para serem desenhadas na tela. São as populares "câmeras" que seguem algum elemento do jogo.
Jogos como pacman tem somente uma tela, ela fica estatica e imóvel. Mas há telas como do Super Mario World que acompanha o personagem, pois a fase é muito grande para ficar em um tela só.
Hoje vamos entender como funciona o sistema de views do Game Maker. Baixe a engine abaixo para nós contruirmos juntos um sistema de views:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Execute a engine. Você verá que a tela é como a do pacman, estatica. Vamos fazer uma view como a do mario.
Abra a sua room, va na aba "views", selecione a opção "Enable the use of views", que significa "ativar o uso de views nesta room":
Você pode escolher até 7 views, para 7 objetos. Mas raramente você usará mais de uma. Então selecione apenas a view 0.
A opção "Enable view when room starts", siginifica "Ativar views quando a room iniciar". Marque esta opção:
Logo abaixo temos uma seção chamada "view in room", aqui determinaremos a posição inicial da view (x e y) e seu tamanho ( W: largura e H: altura). Deixe como na imagem abaixo:
Mais abaixo temos uma seção chamada "Port on screen", é a resolução da view na tela do computador, deixe como na imagem abaixo:
Por ultimo, temos"Object following", é o objeto que a view vai seguir. Selecione o objeto player, como na imagem:
-Hbor: é a distancia entre o objeto e as verticais (esquerda e direita) da view que vão fazer a view se mover.
-Vbor: é a distancia entre o objeto e as horizontais (cima e baixo) da view que vão fazer a view se mover.
Ou seja, quando a distancia for menor ou igual que o valor colocado a view vai se mover.
Hsp: é a velocidade horizontal em que a view segue o objeto. O valor padrão "-1" faz com que a view acompanhe o objeto em tempo real, sem ficar atrasada.
Vsp: é a velocidade vertical em que a view segue o objeto. O valor padrão "-1" faz com que a view acompanhe o objeto em tempo real, sem ficar para trás.
Teste o jogo. Fizemos nossa view como a do mario. Mas agora vamos dar um charme para nossa view, fazendo ela seguir o objeto um pouco devagar. Troque os valores de Hsp e Vsp para 5. Tente não usar valores que ultrapassem muito a velocidade do player, senão ficará rapido demais. E nem valores muito baixos, senão o player foge da view e você terá que ficar esperando a view te acompanhar a todo momento, então vá regulando a velocidade até achar alguma que fique bem.
Mas agora você me pergunta: Porque a view começa la no topo da room?
R: porque deixamos a posição dela la. Volte a parte "View in room" e mude as posições x e y para as posições que mais lhe agradarem. Caso não esteja vizualizando a view va ao topo da janela e clique na opção "Show view", que você poderá ver sua view:
Para controlar as view por códigos, use as seguintes variaveis para isso:
view_enabled view estão habilitadas ou não.
view_visible [0 .. 7] Se a view é visível na tela.
view_xview [0 .. 7] X posição da exibição na room.
view_yview [0 .. 7] Y posição da exibição na room.
view_wview [0 .. 7] Largura da exibição na room.
view_hview [0 .. 7] Altura da exibição na room.
view_xport [0 .. 7] X-posição da janela de exibição na região de desenho.
view_yport [0 .. 7] Y-posição da janela de exibição na região de desenho.
view_wport [0 .. 7] Largura da janela de exibição na região de desenho.
view_hport [0 .. 7] Altura da janela de exibição na região de desenho.
view_angle [0 .. 7] Ângulo de rotação utilizado para a exibição na room (sentido anti-horário em graus).
view_hborder [0 .. 7] Tamanho da borda horizontal em torno do objeto visível (em pixels).
view_vborder [0 .. 7] Tamanho da borda vertical em torno de objetos visíveis (em pixels).
view_hspeed [0 .. 7] Velocidade horizontal máxima da view.
view_vspeed [0 .. 7] Velocidade vertical máxima da view.
view_object [0 .. 7] O nome do objeto que a view vai seguir. Se houver várias instâncias deste objeto apenas o primeiro é seguido.
[0...7] é a view que esta usando, no nosso caso é a 0, então se quisessemos mudar a posição x da view 0, fariamos isso:
Enfim terminamos esta aula, até a próxima!
Próxima aula: Tiles
FLWS!
[/tutorial="alex_FC]
VLW ALEX!!!!
o que eu achei de mais importante foi o
view_object [0 .. 7] O nome do objeto que a view vai seguir. Se houver várias instâncias deste objeto apenas o primeiro é seguido.
vai ajudar muito mesmo
e...
view_wview [0 .. 7] Largura da exibição na room.
view_hview [0 .. 7] Altura da exibição na room.
que serve pra fazer um zoom na tela (aumentar ou diminuir) para pegar uma parte grande ou pequena serve muito
70% do que sei aprendi com ele (ou mais O_O)
[tutorial="Alex_FC"]
Aula 13 - Introdução a jogos - Views
Views são usadas em jogos que têm fases muito grandes para serem desenhadas na tela. São as populares "câmeras" que seguem algum elemento do jogo.
Jogos como pacman tem somente uma tela, ela fica estatica e imóvel. Mas há telas como do Super Mario World que acompanha o personagem, pois a fase é muito grande para ficar em um tela só.
Hoje vamos entender como funciona o sistema de views do Game Maker. Baixe a engine abaixo para nós contruirmos juntos um sistema de views:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Execute a engine. Você verá que a tela é como a do pacman, estatica. Vamos fazer uma view como a do mario.
Abra a sua room, va na aba "views", selecione a opção "Enable the use of views", que significa "ativar o uso de views nesta room":
Você pode escolher até 7 views, para 7 objetos. Mas raramente você usará mais de uma. Então selecione apenas a view 0.
A opção "Enable view when room starts", siginifica "Ativar views quando a room iniciar". Marque esta opção:
Logo abaixo temos uma seção chamada "view in room", aqui determinaremos a posição inicial da view (x e y) e seu tamanho ( W: largura e H: altura). Deixe como na imagem abaixo:
Mais abaixo temos uma seção chamada "Port on screen", é a resolução da view na tela do computador, deixe como na imagem abaixo:
Por ultimo, temos"Object following", é o objeto que a view vai seguir. Selecione o objeto player, como na imagem:
-Hbor: é a distancia entre o objeto e as verticais (esquerda e direita) da view que vão fazer a view se mover.
-Vbor: é a distancia entre o objeto e as horizontais (cima e baixo) da view que vão fazer a view se mover.
Ou seja, quando a distancia for menor ou igual que o valor colocado a view vai se mover.
Hsp: é a velocidade horizontal em que a view segue o objeto. O valor padrão "-1" faz com que a view acompanhe o objeto em tempo real, sem ficar atrasada.
Vsp: é a velocidade vertical em que a view segue o objeto. O valor padrão "-1" faz com que a view acompanhe o objeto em tempo real, sem ficar para trás.
Teste o jogo. Fizemos nossa view como a do mario. Mas agora vamos dar um charme para nossa view, fazendo ela seguir o objeto um pouco devagar. Troque os valores de Hsp e Vsp para 5. Tente não usar valores que ultrapassem muito a velocidade do player, senão ficará rapido demais. E nem valores muito baixos, senão o player foge da view e você terá que ficar esperando a view te acompanhar a todo momento, então vá regulando a velocidade até achar alguma que fique bem.
Mas agora você me pergunta: Porque a view começa la no topo da room?
R: porque deixamos a posição dela la. Volte a parte "View in room" e mude as posições x e y para as posições que mais lhe agradarem. Caso não esteja vizualizando a view va ao topo da janela e clique na opção "Show view", que você poderá ver sua view:
Para controlar as view por códigos, use as seguintes variaveis para isso:
view_enabled view estão habilitadas ou não.
view_visible [0 .. 7] Se a view é visível na tela.
view_xview [0 .. 7] X posição da exibição na room.
view_yview [0 .. 7] Y posição da exibição na room.
view_wview [0 .. 7] Largura da exibição na room.
view_hview [0 .. 7] Altura da exibição na room.
view_xport [0 .. 7] X-posição da janela de exibição na região de desenho.
view_yport [0 .. 7] Y-posição da janela de exibição na região de desenho.
view_wport [0 .. 7] Largura da janela de exibição na região de desenho.
view_hport [0 .. 7] Altura da janela de exibição na região de desenho.
view_angle [0 .. 7] Ângulo de rotação utilizado para a exibição na room (sentido anti-horário em graus).
view_hborder [0 .. 7] Tamanho da borda horizontal em torno do objeto visível (em pixels).
view_vborder [0 .. 7] Tamanho da borda vertical em torno de objetos visíveis (em pixels).
view_hspeed [0 .. 7] Velocidade horizontal máxima da view.
view_vspeed [0 .. 7] Velocidade vertical máxima da view.
view_object [0 .. 7] O nome do objeto que a view vai seguir. Se houver várias instâncias deste objeto apenas o primeiro é seguido.
[0...7] é a view que esta usando, no nosso caso é a 0, então se quisessemos mudar a posição x da view 0, fariamos isso:
- Código:
view_xview[0]=200
Enfim terminamos esta aula, até a próxima!
Próxima aula: Tiles
FLWS!
[/tutorial="alex_FC]
VLW ALEX!!!!
o que eu achei de mais importante foi o
view_object [0 .. 7] O nome do objeto que a view vai seguir. Se houver várias instâncias deste objeto apenas o primeiro é seguido.
vai ajudar muito mesmo
e...
view_wview [0 .. 7] Largura da exibição na room.
view_hview [0 .. 7] Altura da exibição na room.
que serve pra fazer um zoom na tela (aumentar ou diminuir) para pegar uma parte grande ou pequena serve muito
henrique_GJ- Adiministrador
- Mensagens : 3323
Data de inscrição : 18/11/2009
Idade : 26
Localização : Em frente ao PC
Warning do usuario :
Ficha do úsuario
O úsuario procura:
Anotações:
Re: tutorial de views do alex_FC
Cara Fiko bem legal gostei Eu Tava meio complicado com un negosio Agora ja nao to + fiko bem legal
Convidad- Convidado
Re: tutorial de views do alex_FC
não agradeça a mim, agradeça ao ALEX_FC
henrique_GJ- Adiministrador
- Mensagens : 3323
Data de inscrição : 18/11/2009
Idade : 26
Localização : Em frente ao PC
Warning do usuario :
Ficha do úsuario
O úsuario procura:
Anotações:
Re: tutorial de views do alex_FC
é agradeço a os dois Ele Por ter feito e a Vc por ter postado
Convidad- Convidado
Tópicos semelhantes
» [tutorial] Criador de mapas
» [Tutorial]Movimento de um carro
» [TUTORIAL] O que faz uma pessoa jogar um jogo
» [Tutorial] Paths, o que são e como funcionam.
» [tutorial GML]fazendo um sistema de cheat - macete e outras coisas
» [Tutorial]Movimento de um carro
» [TUTORIAL] O que faz uma pessoa jogar um jogo
» [Tutorial] Paths, o que são e como funcionam.
» [tutorial GML]fazendo um sistema de cheat - macete e outras coisas
Site Dos Jogos :: Area Maker :: Area Maker :: Diversos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Dom maio 09, 2021 1:15 pm por juniorr452
» [Aplicativo]¨6 app
Qua Nov 23, 2011 9:41 am por TRFN
» Sonic Game Maker
Sex Set 16, 2011 11:08 am por Cabeçalho Onlin'E
» [Agente Heroi] HavenDoors
Sáb Set 03, 2011 6:53 pm por Gustavo Ferreira
» V.I.P. Limitado
Ter Ago 30, 2011 7:11 pm por Cabeçalho Onlin'E
» Mundo Gamer - Jogos e criaçaõ de jogos
Ter Ago 30, 2011 7:02 pm por Cabeçalho Onlin'E
» Novidades no Fórum
Ter Ago 30, 2011 12:28 pm por Cabeçalho Onlin'E
» Street of rage
Qui Ago 18, 2011 10:47 am por Gustavo Ferreira
» Point Blank Online
Dom Jul 24, 2011 4:41 pm por sarinha54
» Hero Online Brasil
Sáb Jul 23, 2011 1:57 pm por aimpher
» Cubo de Elite
Seg Jul 18, 2011 10:25 am por Utakata
» [Light Soft]Pergunte ao Awesome Face!
Sáb Jul 16, 2011 8:24 pm por henrique_GJ
» freewareZ
Qua Jul 13, 2011 5:15 pm por henrique_GJ
» Sonic
Seg Jul 11, 2011 2:12 pm por Cabeçalho Onlin'E
» A christmas story
Dom Jul 10, 2011 1:47 pm por oivato