Entrar
Procurar
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
henrique_GJ (3323) | ||||
Student21 (714) | ||||
juao230 (532) | ||||
LittBk (302) | ||||
Lucas Lunar (247) | ||||
Mayck (219) | ||||
Cabeçalho Onlin'E (182) | ||||
Suadao (173) | ||||
o cara (171) | ||||
juniorr452 (169) |
Quem está conectado?
Há 17 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 17 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 246 em Seg Mar 08, 2021 5:09 pm
[tutorial GML]fazendo um sistema de cheat - macete e outras coisas
Site Dos Jogos :: Area Maker :: Area Maker :: Programação
Página 1 de 1
[tutorial GML]fazendo um sistema de cheat - macete e outras coisas
Tutorial - Fazendo cheat code aprenda como fazer pro user digitar numa barrinha e alterar variáveis
pré-requisito - intermediário:
se você está lendo um tutorial de GML, não darei os minimos detalhes.
primeiro - crie uma variável, é bem melhor se for global, coloque algo do tipo global.macete ou algo do tipo para não esquecer, neste tutorial usarei global.macete
vá no create e ponha
global.macete = "none"
depois, você tem que ter a situação em que deverá ser utilizado o cheat box, ex:
você pode colocar durante o jogo para quando a pessoa apertar CTRL + SHIFT + C aparecer o cheat box, ou para quando a pessoa apertar uma tecla qualquer durante o menu, ou até mesmo pode ter um botão "macetes" no menu
vá no evento que deverá aparecer o cheat box e coloque:
global.macete = get_string("titulo","texto")
em texto coloque o título do cheat box e em texto o que deve ter escrito inicialmente no campo para digitação, por ser um cheat box deixe em branco (mas lembre-se de seja lá o que for colocar coloque aspas, mesmo que não seja nada, coloque "" no texto e no titulo) ou coloque algo do tipo "digite aqui o macete"
até agora, 50%, quando acontecer o evento, (seja lá apertar um botão ou clicar em password) irá aparecer uma janela pedindo para escrever algo no campo em branco, e a variável macete vai virar o que o user escrever
mas falta o macete acontecer...
vá no step e coloque:
if global.macete = "nome do macete"
{
//o que deve acontecer
global.macete = 0
}
em "nome do macete" ponha entre aspas o macete, ex: se o macete for "allgame", se a pessoa digitar allgame o macete será realizado.
em o que deve acontecer coloque o que deve acontecer quando o macete for ativado, supondo que o macete é "unlockarmasuperpotente" deverá ter no "//oque deve acontecer" o que deve acontecer quando a pessoa digitar "unlockarmasuperpotente"
e deve colocar global.macete = 0 para que o macete aconteça uma vez só, caso contrário, ele será realizado a cada step e provavelmente o jogo travará... se vocêquer mesmo que seja executado pro resto da vida, crie uma variável e em //o que deve acontecer ponha "nome da variavel" = true, e depois coloque fora das chaves {}
if "nome da variavel" = true
{
//o que deve acontecer pro resto da vida
}
porque se não for feito isso, se a pessoa executar outro macete o primeiro será anulado ^^
para cada macete coloque o código:
if global.macete = "nome do macete"
{
//o que deve acontecer
global.macete = ""
}
vou lhe dar um exemplo de macetes
if global.macete = "desbloqueia todas as armas"
{
global.pistola_desbloqueada = true
global.metralhadora_desbloqueada = true
global.bazooca_desbloqueada = true
global.arma = pistola
global.macete = ""
}
if global.macete = "voa"
{
global.voa = true
global.macete = ""
}
if global.voa = true && keyboard_check(vk_up) && place_free(x,y - 5)
{
y -= 5
}
if global.macete = "carro"
{
instance_change(obj_carro,0)
global.macete = ""
}
eu fiz aqui 3 macetes, um desbloqueia armas, outro faz com que o player possa voar, e outro faz desbloqueia um carro
se você não entendeu a base de tudo ainda, a base é uma função get_string('','') que permite o jogador escrever num campo que aparece o valor da variável, mas ele não precisa saber que é isso que ele ta fazendo
aliás, isso pode ser usado para escolher o nome do player, o nome do save_game (para infinitos saves.. etc
além do get_string há o
get_integer(str,def)
get_string(str,def)
get_color(defcol)
get_open_filename(filter,fname)
get_save_filename(filter,fname)
get_directory(dname)
get_directory_alt(capt,root)
entre outros.
os mais interessante pra mim é
get_string - permite o usuário alterar uma variavel digitando
get_color - permite o usuário alterar uma variável usando um sistema de "pick a color"
get_open/save_filename - faz o jogador salvar e carregar arquivos - muito bom!
get_direcory - só muda o valor da variável com o menu "abrir"
por hoje é só. perguntas? pergunte!
pré-requisito - intermediário:
se você está lendo um tutorial de GML, não darei os minimos detalhes.
primeiro - crie uma variável, é bem melhor se for global, coloque algo do tipo global.macete ou algo do tipo para não esquecer, neste tutorial usarei global.macete
vá no create e ponha
global.macete = "none"
depois, você tem que ter a situação em que deverá ser utilizado o cheat box, ex:
você pode colocar durante o jogo para quando a pessoa apertar CTRL + SHIFT + C aparecer o cheat box, ou para quando a pessoa apertar uma tecla qualquer durante o menu, ou até mesmo pode ter um botão "macetes" no menu
vá no evento que deverá aparecer o cheat box e coloque:
global.macete = get_string("titulo","texto")
em texto coloque o título do cheat box e em texto o que deve ter escrito inicialmente no campo para digitação, por ser um cheat box deixe em branco (mas lembre-se de seja lá o que for colocar coloque aspas, mesmo que não seja nada, coloque "" no texto e no titulo) ou coloque algo do tipo "digite aqui o macete"
até agora, 50%, quando acontecer o evento, (seja lá apertar um botão ou clicar em password) irá aparecer uma janela pedindo para escrever algo no campo em branco, e a variável macete vai virar o que o user escrever
mas falta o macete acontecer...
vá no step e coloque:
if global.macete = "nome do macete"
{
//o que deve acontecer
global.macete = 0
}
em "nome do macete" ponha entre aspas o macete, ex: se o macete for "allgame", se a pessoa digitar allgame o macete será realizado.
em o que deve acontecer coloque o que deve acontecer quando o macete for ativado, supondo que o macete é "unlockarmasuperpotente" deverá ter no "//oque deve acontecer" o que deve acontecer quando a pessoa digitar "unlockarmasuperpotente"
e deve colocar global.macete = 0 para que o macete aconteça uma vez só, caso contrário, ele será realizado a cada step e provavelmente o jogo travará... se vocêquer mesmo que seja executado pro resto da vida, crie uma variável e em //o que deve acontecer ponha "nome da variavel" = true, e depois coloque fora das chaves {}
if "nome da variavel" = true
{
//o que deve acontecer pro resto da vida
}
porque se não for feito isso, se a pessoa executar outro macete o primeiro será anulado ^^
para cada macete coloque o código:
if global.macete = "nome do macete"
{
//o que deve acontecer
global.macete = ""
}
vou lhe dar um exemplo de macetes
if global.macete = "desbloqueia todas as armas"
{
global.pistola_desbloqueada = true
global.metralhadora_desbloqueada = true
global.bazooca_desbloqueada = true
global.arma = pistola
global.macete = ""
}
if global.macete = "voa"
{
global.voa = true
global.macete = ""
}
if global.voa = true && keyboard_check(vk_up) && place_free(x,y - 5)
{
y -= 5
}
if global.macete = "carro"
{
instance_change(obj_carro,0)
global.macete = ""
}
eu fiz aqui 3 macetes, um desbloqueia armas, outro faz com que o player possa voar, e outro faz desbloqueia um carro
se você não entendeu a base de tudo ainda, a base é uma função get_string('','') que permite o jogador escrever num campo que aparece o valor da variável, mas ele não precisa saber que é isso que ele ta fazendo
aliás, isso pode ser usado para escolher o nome do player, o nome do save_game (para infinitos saves.. etc
além do get_string há o
get_integer(str,def)
get_string(str,def)
get_color(defcol)
get_open_filename(filter,fname)
get_save_filename(filter,fname)
get_directory(dname)
get_directory_alt(capt,root)
entre outros.
os mais interessante pra mim é
get_string - permite o usuário alterar uma variavel digitando
get_color - permite o usuário alterar uma variável usando um sistema de "pick a color"
get_open/save_filename - faz o jogador salvar e carregar arquivos - muito bom!
get_direcory - só muda o valor da variável com o menu "abrir"
por hoje é só. perguntas? pergunte!
henrique_GJ- Adiministrador
- Mensagens : 3323
Data de inscrição : 18/11/2009
Idade : 26
Localização : Em frente ao PC
Warning do usuario :
Ficha do úsuario
O úsuario procura:
Anotações:
Tópicos semelhantes
» fazendo o objeto aparecer aleatóriamente na tela usando GML avançado
» Fazendo um check point 100% D&D
» Pra q server o sistema de pontos ?
» 2 coisas
» [Tutorial]Movimento de um carro
» Fazendo um check point 100% D&D
» Pra q server o sistema de pontos ?
» 2 coisas
» [Tutorial]Movimento de um carro
Site Dos Jogos :: Area Maker :: Area Maker :: Programação
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Dom maio 09, 2021 1:15 pm por juniorr452
» [Aplicativo]¨6 app
Qua Nov 23, 2011 9:41 am por TRFN
» Sonic Game Maker
Sex Set 16, 2011 11:08 am por Cabeçalho Onlin'E
» [Agente Heroi] HavenDoors
Sáb Set 03, 2011 6:53 pm por Gustavo Ferreira
» V.I.P. Limitado
Ter Ago 30, 2011 7:11 pm por Cabeçalho Onlin'E
» Mundo Gamer - Jogos e criaçaõ de jogos
Ter Ago 30, 2011 7:02 pm por Cabeçalho Onlin'E
» Novidades no Fórum
Ter Ago 30, 2011 12:28 pm por Cabeçalho Onlin'E
» Street of rage
Qui Ago 18, 2011 10:47 am por Gustavo Ferreira
» Point Blank Online
Dom Jul 24, 2011 4:41 pm por sarinha54
» Hero Online Brasil
Sáb Jul 23, 2011 1:57 pm por aimpher
» Cubo de Elite
Seg Jul 18, 2011 10:25 am por Utakata
» [Light Soft]Pergunte ao Awesome Face!
Sáb Jul 16, 2011 8:24 pm por henrique_GJ
» freewareZ
Qua Jul 13, 2011 5:15 pm por henrique_GJ
» Sonic
Seg Jul 11, 2011 2:12 pm por Cabeçalho Onlin'E
» A christmas story
Dom Jul 10, 2011 1:47 pm por oivato