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[Tutorial] Paths, o que são e como funcionam.

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legal [Tutorial] Paths, o que são e como funcionam.

Mensagem por Tedi em Ter Jun 21, 2011 2:53 pm

Paths

O que são Paths
Paths são caminhos pré definidos que um objeto segue, ou seja, você faz um caminho para o determinado objeto seguir.
Como criar Paths
Criar paths é muito simples, deixa eu explicar melhor, primeiro crie um path, vai aparecer isso:


Deixe eu explicar melhor:
1- Coloque o nome do path ali (quem não sabe...)
2- Ali fica as cordenadas do Path, focamos melhor nisso depois
3- ali ficam as cordenadas também, mas ali da pra mudar.
4- straight lines= caminho com pontas retas / Smooth curve= caminho com curvas arredondadas
5- Closed é a opção do caminho ser fechado ou aberto (ex.: um circulo é fechado, uma linha é aberta)
6- Area para criar o path, clique no local que você queira colocar uma cordenada
7- o menu possui varios botões, os primeiros botões sao semelhantes aos do editor de sprite e de room, mas o ultimo é o mais necessario, quando você for fazer um path, se quiser colocar como referencia de fundo uma room, clique no ultimo botão e escolha a room.
Ps.: Não sei o que muda o Precision, mas significa precisão.

Criando o primeiro Path
Para criar o primeiro path, você deve ter em mente o que quer fazer, por exemplo, se quer fazer um personagem que fica andando por ai, ou quer fazer um simples objeto ficar andando em circulos, no caso, vamos usar o ultimo exemplo.
Clique no epaço branco para formar um quadrado, depois clique em Smooth curve. E pronto, você criou um path, mas tem que colocar um objeto para usar ele, então crie um objeto com uma sprite e passe adiante.

Colocando o Path no objeto
Surpreendentemente fazer um objeto seguir o path é o mais dificil, vamos começar usando o D&D, depois usamos codigos. Para fazer um objeto seguir nosso path, crie o evento create e coloque a ação: Move > Paths > Set Path. coloque as informações assim:
Código:

Path: coloque o path que você fez
Speed: velocidade do objeto ao seguir o path
At end: ação que vai fazer ao terminar o Path (ver depois)
Relative: coloque absolute se quiser que o objeto siga o path de sua posição, e coloque relative se quiser que o objeto siga o path da posição das cordenadas do path.

At End
Na função at end, definimos o que o objeto vai fazer ao chegar ao fim do path, temos algumas opçoes;
Stop - Não faz mais nada
Continue from start - Volta ao inicio do path e repete
Continue from here - Refaz o path da sua posição
Reverse - Volta o path na direção reverça

Codigos
Se você quer os codigos, provavelmente ja sabe alguma coisa de GML, então não vou perder tempo explicando isso, o codigo para ativar um path é:
Código:
path_start(path,speed,endaction,absolute)
Explicação:
Path - path que você quer ativar
Speed - velocidade
Endaction - Ação ao terminar (0=stop/1=continue from start/2=continue from here/3=reverse)
Absolute - relativo ou absoluto (true=absoluto / false=relativo)

Conclusão
É isso ai galera, espero ter ajudado muitos aqui.
Duvidas, comentarios e opiniões postem aqui no topico, caso o topico morra (passe muito tempo), mandem por MP.
Flw

Tedi
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legal Re: [Tutorial] Paths, o que são e como funcionam.

Mensagem por Gustavo Ferreira em Ter Jun 21, 2011 5:44 pm

lol otimo tutorial bem formatado o que facilitou a compreensão isso é otimo para os iniciante dahora cara!!

Gustavo Ferreira
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legal Re: [Tutorial] Paths, o que são e como funcionam.

Mensagem por henrique_GJ em Qui Jun 23, 2011 3:31 pm

gostei =]

____________
Henrique Gomes de Jesus

criei esse site e tenho controle total sobre você!



isso é um flood -->>flood<<--

-->>double flood<<--

Ps.: VIVA OS ÍCONES!!!!


clique para ass na sua ass

ei! perai! que ícones????

"nunca derrube um lapis, pois ele pode ficar desapontado"



confused confused confused confused confused confused confused confused confused confused confused

henrique_GJ
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legal Re: [Tutorial] Paths, o que são e como funcionam.

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