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[TUTORIAL]Movimentos Basicos,colisão e Mudança de Imagem em criação de Jogos
2 participantes
Site Dos Jogos :: Area Maker :: Area Maker :: Programação
Página 1 de 1
[TUTORIAL]Movimentos Basicos,colisão e Mudança de Imagem em criação de Jogos
Nome:[TUTORIAL]Movimentos Basicos,colisão e Mudança de Imagem em criação de Jogos
Programa:GameMaker
Descrissão:Ensina a criar um Movimento Basico sem Codigos
Nivel:Iniciante(Facilimo)
vale ressaltar que para completar esse tutorial com exito, é necessario ter uma noção de como o programa "Game maker" funciona, o que são objetos, eventos e funções. e conhecer ao menos as mais simples. E também que tudo o que está contido nesse tutorial se refere ao programa game maker.
Oi gente eu Quero apresentar um tutorial que fiz a algum tempo em outro Fórum ele é bem basico mas vai servir,eu n usarei codigos pq não sou muito bom em Linguagem GML
Crie um spr_player
Pinte e de ok
Crie um obj_player
coloque o spr_player
Em add event adicione o Evento Keyboard>>up,down,left e right
No evento right coloque a ação jump to position
e dentro Coloque:
No evento down coloque a ação jump to position
e dentro Coloque:
no evento up coloque a ação jump to position
e dentro Coloque:
E no evento left coloque a ação jump to position
e dentro Coloque:
Adicione uma room e coloque o obj_Player ai e so dar play e começar a apertar as Setas Direcionais
Colisão
para seu player não sair da fase fassa assim
crie um sprite chamado spr_parede
crie um obj_parede_solid
marque a opção Solid
depois ok
no obj_player va em ADD Event>>Colision>>obj_parede_solid
coloque um execute code localizado em Control e coloque:
na room coloque a grade de 32x32 e rodeie de Objs_blocos_solids
e é so dar Play.
Mudar de sprite
Para não ficar feio fassa 2 sprites um virado para a esquerda e outro para direita um para cima e um para baixo e chame-os do que quiser
no obj_player no Event left, Right, Up e Down coloque a ação change sprite
na ação Change sprite do evento Left coloque em Sprite o spr_player_esquerda
e de ok.
na ação Change sprite do evento Right coloque em Sprite o spr_player_direita
e de ok.
na ação Change sprite do evento Up coloque em Sprite o spr_player_cima
e de ok.
na ação Change sprite do evento Down coloque em Sprite o spr_player_baixo
e de ok.
de ok no obj_player e de Play.
Download
Não irei colocar porque as pessoas nem olhariam so veriam se ia ter o download e iriam baixar e modificar de qualquer jeito
se fosse so para baixar eu não gastaria meu tempo fazendo este tutorial.
Obrigado por Lerem
Programa:GameMaker
Descrissão:Ensina a criar um Movimento Basico sem Codigos
Nivel:Iniciante(Facilimo)
vale ressaltar que para completar esse tutorial com exito, é necessario ter uma noção de como o programa "Game maker" funciona, o que são objetos, eventos e funções. e conhecer ao menos as mais simples. E também que tudo o que está contido nesse tutorial se refere ao programa game maker.
Oi gente eu Quero apresentar um tutorial que fiz a algum tempo em outro Fórum ele é bem basico mas vai servir,eu n usarei codigos pq não sou muito bom em Linguagem GML
Crie um spr_player
Pinte e de ok
Crie um obj_player
coloque o spr_player
Em add event adicione o Evento Keyboard>>up,down,left e right
No evento right coloque a ação jump to position
e dentro Coloque:
- Spoiler:
- X:5
Y:0
Relativo=Sim
No evento down coloque a ação jump to position
e dentro Coloque:
- Spoiler:
- X:0
Y:5
Relativo=Sim
no evento up coloque a ação jump to position
e dentro Coloque:
- Spoiler:
- X:0
Y:-5
Relativo=Sim
E no evento left coloque a ação jump to position
e dentro Coloque:
- Spoiler:
- X:-5
Y:0
Relativo=Sim
Adicione uma room e coloque o obj_Player ai e so dar play e começar a apertar as Setas Direcionais
Colisão
para seu player não sair da fase fassa assim
crie um sprite chamado spr_parede
crie um obj_parede_solid
marque a opção Solid
depois ok
no obj_player va em ADD Event>>Colision>>obj_parede_solid
coloque um execute code localizado em Control e coloque:
- Spoiler:
- speed=0
na room coloque a grade de 32x32 e rodeie de Objs_blocos_solids
e é so dar Play.
Mudar de sprite
Para não ficar feio fassa 2 sprites um virado para a esquerda e outro para direita um para cima e um para baixo e chame-os do que quiser
no obj_player no Event left, Right, Up e Down coloque a ação change sprite
na ação Change sprite do evento Left coloque em Sprite o spr_player_esquerda
e de ok.
na ação Change sprite do evento Right coloque em Sprite o spr_player_direita
e de ok.
na ação Change sprite do evento Up coloque em Sprite o spr_player_cima
e de ok.
na ação Change sprite do evento Down coloque em Sprite o spr_player_baixo
e de ok.
de ok no obj_player e de Play.
Download
Não irei colocar porque as pessoas nem olhariam so veriam se ia ter o download e iriam baixar e modificar de qualquer jeito
se fosse so para baixar eu não gastaria meu tempo fazendo este tutorial.
Obrigado por Lerem
Última edição por Cabeçalho Onlin'E em Seg Abr 11, 2011 8:47 pm, editado 6 vez(es)
Cabeçalho Onlin'E- Adiministrador
- Mensagens : 182
Data de inscrição : 06/03/2011
Warning do usuario :
Ficha do úsuario
O úsuario procura: Ajudar o fórum a crescer
Anotações:
Re: [TUTORIAL]Movimentos Basicos,colisão e Mudança de Imagem em criação de Jogos
nossa, muito bom
fazendo uma valiação, eu daria 8
o bom dele, é por dois motivos: primeiro por ser para iniciantes, oque falta muito hoje em Dia, segundo que você ensinou o que realmente foi necessario, tem gente que faz engines de movimento basico, dai poe inimigo, ponto, gravidade, bonus, extras, musicas e tudo mais, a engine demora meia hora pra baixar, e quando vai ver cada evento ta intupido de ações. e ninguem entende nada por causa dessas besteiras, você de um modo geral ensinou o que a pessoa precisa aprender, e a pessoa usara aquilo como bem entender em seu jogo, você não deu o peixe, mas o ensinou a pescar, e da melhor forma ^^
o ruim dele, é que você não explicou o porque de cada coisinha, sendo que isso era muito facil de se fazer, ja que você usou somente uma função, e aidna uma beeeeem simples. e você esqueceu de dizer que isso é no game maker sacume esse forum é de jogos então podem aparecer makers de qualquer tipo de programa ou linguagem, e quem não faz jogos entao se perde mesmo
vou editar seu topico so com uma observação em cima
obrigado, "muito valeu"
fazendo uma valiação, eu daria 8
o bom dele, é por dois motivos: primeiro por ser para iniciantes, oque falta muito hoje em Dia, segundo que você ensinou o que realmente foi necessario, tem gente que faz engines de movimento basico, dai poe inimigo, ponto, gravidade, bonus, extras, musicas e tudo mais, a engine demora meia hora pra baixar, e quando vai ver cada evento ta intupido de ações. e ninguem entende nada por causa dessas besteiras, você de um modo geral ensinou o que a pessoa precisa aprender, e a pessoa usara aquilo como bem entender em seu jogo, você não deu o peixe, mas o ensinou a pescar, e da melhor forma ^^
o ruim dele, é que você não explicou o porque de cada coisinha, sendo que isso era muito facil de se fazer, ja que você usou somente uma função, e aidna uma beeeeem simples. e você esqueceu de dizer que isso é no game maker sacume esse forum é de jogos então podem aparecer makers de qualquer tipo de programa ou linguagem, e quem não faz jogos entao se perde mesmo
vou editar seu topico so com uma observação em cima
obrigado, "muito valeu"
henrique_GJ- Adiministrador
- Mensagens : 3323
Data de inscrição : 18/11/2009
Idade : 27
Localização : Em frente ao PC
Warning do usuario :
Ficha do úsuario
O úsuario procura:
Anotações:
Re: [TUTORIAL]Movimentos Basicos,colisão e Mudança de Imagem em criação de Jogos
eu irei modificalo um Pouco eu ja volto
Cabeçalho Onlin'E- Adiministrador
- Mensagens : 182
Data de inscrição : 06/03/2011
Warning do usuario :
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O úsuario procura: Ajudar o fórum a crescer
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