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[tutorial] Criador de mapas
2 participantes
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[tutorial] Criador de mapas
Criador de mapas
Ola galera, eu to aki postando um tudo de como fazer um criador de mapas bem simples.Imagem:
- Spoiler:
Vamos lá:
detalhes
Roda em game maker lite
Eu uso game maker 8 lite
É super facil de fazer, só é chatinho,
1º- SPRITES
vc pode usar quantos tiles vc quiser, eu usei 7 tiles para colocar no mapa, então, faça o seguinte:
Para um tile: eu chamei de "spr_til_1" pois fica mais facil de reconhecer, vc deve colocar uma imagem com tamanha 32x32, isso é basico.
Se vc quer criar de um tile set, vc pode seguir o tuto no spoiler:
- Spoiler:
- 1º- crie uma sprite
2º- clique em Edit sprite
3º- va na aba File, lá em cima
4º- va em create from strip...
5º- ache sua background (eu usei a do game maker: plataform)
6º- coloque bem certinho o quadradinho no local desejado
7º- clique OK, e pronto, lá esta.
Lembrete: sempre desmarque a opção: Precise collision checking, pois se não, a pessoa que for criar o mapa devera clicar bem em cima do sprite, e se for um sprite pequeno, como uma grama, ele não conseguira selecionar ela.
depois, faça outra sprite, eu a chamei de "spr_dtil", não que vc precise colocar este nome. nela, vc desenhe apenas um quadrado com as linhas pretas e o fundo transparente.
pronto, está pronto as sprites! ^^
2º- Objetos
para os objetos, vc terá que fazer um para cada sprite, inclusive o quadradinho, e mais um para o controle.
para os objetos dos tiles, faça assim:
-crie um objeto e coloque uma das sprites
-coloque o evento Mouse Left Pressed, e coloque um Set Variable, na aba control
-na variavel, coloque: Variable: global.til / value: sprite_index
Pronto, agora, vc pode só ficar duplicando esse objeto para os outros tiles
para o objeto do quadrado, faça assim:
-crie um objeto e coloque o sprite do quadrado, chameo de: obj_dtil
-coloque um evento Mouse Right Button e coloque Change Sprite na aba main1
-coloque um evento Mouse Left Pressed e coloque um Set Variable assim: variable: sprite_index / value: global.til
Pronto.
para o objeto controle, faça assim:
-crie um objeto e chameo de obj_control, sem sprite
-coloque um evento Create e um execute code: global.til=""
-coloque um evento Key Press "B" e coloque um execute code:
- Código:
argument0=get_color(0000)
background_color=argument0
Pronto, os objetos estão prontos.
3º- Room
a room sera bem simples, crie uma e coloque um fundo branco, então organizea assim:
- Spoiler:
vc pod se perguntar, mas vai ficar assim, tudo separado
Não, agora entra em ação o View
-Vá na aba Views
-selecione a View 0
-selecione a opção: Visible when room sterts
-coloque assim:
- Código:
View in room
X:0
Y:192
W:32
H:288
Port on Screen
X:0
Y:0
W:32
H:288
-agora, selecione a View 1
-novamente, marque a opção: visible when room starts
coloque isso agor:
- Código:
View in room
X:320
Y:192
W:320
H:288
Port on Screen
X:32
Y:0
W:320
H:288
Pronto, agora é só rodar.
se vc quiser, se apertar B, pode mudar a cor de fundo!
Creditos: eu
VLw, galera, perguntas ou comentarios, só fala
Tedi- Membro SDJ
- Mensagens : 42
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 27
Localização : Ccó/SC
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O úsuario procura: Ajudar e tirar dúvidas sobre Game Maker
Anotações:
Re: [tutorial] Criador de mapas
obrigado por colaborar tedi ^^
está ajudando a levantar o forum, até me reanimou ^^ XD
está ajudando a levantar o forum, até me reanimou ^^ XD
henrique_GJ- Adiministrador
- Mensagens : 3323
Data de inscrição : 18/11/2009
Idade : 27
Localização : Em frente ao PC
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