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[Tutorial] Paths, o que são e como funcionam.
3 participantes
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[Tutorial] Paths, o que são e como funcionam.
Paths
O que são Paths
Paths são caminhos pré definidos que um objeto segue, ou seja, você faz um caminho para o determinado objeto seguir.
Como criar Paths
Criar paths é muito simples, deixa eu explicar melhor, primeiro crie um path, vai aparecer isso:
Deixe eu explicar melhor:
1- Coloque o nome do path ali (quem não sabe...)
2- Ali fica as cordenadas do Path, focamos melhor nisso depois
3- ali ficam as cordenadas também, mas ali da pra mudar.
4- straight lines= caminho com pontas retas / Smooth curve= caminho com curvas arredondadas
5- Closed é a opção do caminho ser fechado ou aberto (ex.: um circulo é fechado, uma linha é aberta)
6- Area para criar o path, clique no local que você queira colocar uma cordenada
7- o menu possui varios botões, os primeiros botões sao semelhantes aos do editor de sprite e de room, mas o ultimo é o mais necessario, quando você for fazer um path, se quiser colocar como referencia de fundo uma room, clique no ultimo botão e escolha a room.
Ps.: Não sei o que muda o Precision, mas significa precisão.
Criando o primeiro Path
Para criar o primeiro path, você deve ter em mente o que quer fazer, por exemplo, se quer fazer um personagem que fica andando por ai, ou quer fazer um simples objeto ficar andando em circulos, no caso, vamos usar o ultimo exemplo.
Clique no epaço branco para formar um quadrado, depois clique em Smooth curve. E pronto, você criou um path, mas tem que colocar um objeto para usar ele, então crie um objeto com uma sprite e passe adiante.
Colocando o Path no objeto
Surpreendentemente fazer um objeto seguir o path é o mais dificil, vamos começar usando o D&D, depois usamos codigos. Para fazer um objeto seguir nosso path, crie o evento create e coloque a ação: Move > Paths > Set Path. coloque as informações assim:
- Código:
Path: coloque o path que você fez
Speed: velocidade do objeto ao seguir o path
At end: ação que vai fazer ao terminar o Path (ver depois)
Relative: coloque absolute se quiser que o objeto siga o path de sua posição, e coloque relative se quiser que o objeto siga o path da posição das cordenadas do path.
At End
Na função at end, definimos o que o objeto vai fazer ao chegar ao fim do path, temos algumas opçoes;
Stop - Não faz mais nada
Continue from start - Volta ao inicio do path e repete
Continue from here - Refaz o path da sua posição
Reverse - Volta o path na direção reverça
Codigos
Se você quer os codigos, provavelmente ja sabe alguma coisa de GML, então não vou perder tempo explicando isso, o codigo para ativar um path é:
- Código:
path_start(path,speed,endaction,absolute)
Path - path que você quer ativar
Speed - velocidade
Endaction - Ação ao terminar (0=stop/1=continue from start/2=continue from here/3=reverse)
Absolute - relativo ou absoluto (true=absoluto / false=relativo)
Conclusão
É isso ai galera, espero ter ajudado muitos aqui.
Duvidas, comentarios e opiniões postem aqui no topico, caso o topico morra (passe muito tempo), mandem por MP.
Flw
Tedi- Membro SDJ
- Mensagens : 42
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 27
Localização : Ccó/SC
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O úsuario procura: Ajudar e tirar dúvidas sobre Game Maker
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Re: [Tutorial] Paths, o que são e como funcionam.
lol otimo tutorial bem formatado o que facilitou a compreensão isso é otimo para os iniciante dahora cara!!
Gustavo Ferreira- Membro SDJ
- Mensagens : 14
Data de inscrição : 30/01/2011
Idade : 30
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henrique_GJ- Adiministrador
- Mensagens : 3323
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