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Criando uma barra de tempo
2 participantes
Site Dos Jogos :: Area Maker :: Area Maker :: Programação
Página 1 de 1
Criando uma barra de tempo
Não é necessário pro
Aqui ensinarei como criar uma barra de tempo
Crie um obj_controle, ou se ja tiver um, use ele,
Coloque este código no evento create:
Este código cria a variável do tempo com 5 segundos (150 steps)
Coloque este código no step:
Este código diminui o tempo ou, quando o tempo chega em zero, mostra a mensagem e reseta.
No evento draw coloque:
Está tudo escrito no código ^^
Se não entendeu, baixe a engine: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Espero que tenha ajudado vocês.
Aqui ensinarei como criar uma barra de tempo
Crie um obj_controle, ou se ja tiver um, use ele,
Coloque este código no evento create:
- Código:
var_tempo = 5*room_speed; //troque o 5 pelo tempo q vc quer
Este código cria a variável do tempo com 5 segundos (150 steps)
Coloque este código no step:
- Código:
if var_tempo > 0
{
var_tempo -= 1;
}
else
{
show_message("Seu tempo acabou! MUA-HAHAHA!!!");
room_restart();
}
Este código diminui o tempo ou, quando o tempo chega em zero, mostra a mensagem e reseta.
No evento draw coloque:
- Código:
draw_set_color(c_red);
draw_rectangle(15, 15, 625, 30, false);
draw_set_color(c_green)
draw_rectangle(15, 15, 15+(610/(5*room_speed)*var_tempo), 30, false);//*
draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(15, 15, 625, 30, true);
//*
//O tamanho da barra é 610 pixels.
//O x2 da barra é 15+(610/(5*room_speed)*var_tempo).
//15 é o ponto inicial da barra.
//Sendo que o tamanho máximo da barra é 610,
//// esse valor é dividido pelo tempo total (5*room_speed = 5 segundos)
//// e depois multiplicado pelo tempo que resta (5 segundos - tempo que já passou).
//Ex.:
//Se o tempo está no início (var_tempo = 150), isso será
//// 610/150*150 = 4,0666...*150 = 610, assim a barra ficará no máximo.
//Se o tempo está no meio (var_tempo = 75), isso será
//// 610/150*75 = 4,0666...*75 = 305, assim a barra ficará na metade.
//Para quantidades de tempo diferentes, mude o 5 de "5*room_speed"
//// pela quantidade de segundo que você quer (também no evento create).
//Para barras de outros tamanhos, troque os tamanhos dos draw_rectangle's
//// e troque o 610 pela diferença entre o x1 e o x2 das outras barras.
//Podem contar olhando no relógio, se seu computador não estiver travando, vai dar o tempo certinho.
Está tudo escrito no código ^^
Se não entendeu, baixe a engine: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Espero que tenha ajudado vocês.
Última edição por Suadao em Qua Fev 10, 2010 3:23 pm, editado 1 vez(es)
Suadao- Membro SDJ
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Re: Criando uma barra de tempo
hum.. vai ajudar muitas jentes inclusive eu tava pensando em Fase uma E nao tava sabendo direito Agora vo faze vlw^^
Convidad- Convidado
Re: Criando uma barra de tempo
um... muito bem explicado mas eu faria diferente mas isso num vêm ao caso
henrique_GJ- Adiministrador
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Re: Criando uma barra de tempo
vlw, galera ^^
Suadao- Membro SDJ
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Re: Criando uma barra de tempo
Vo colocar uma engine, daqui a pouco
Suadao- Membro SDJ
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Re: Criando uma barra de tempo
opa ñão esqueceu de colocar o código que diminui a barra não???
faltou isso no evento create:
alarm[0]=30;
e isso no alarm0:
var_tempo-=1;
alarm[0]=30
pronto, 30 é igual a 1 segundo, sabia???
e... eu coloquei pra assim que for criado ele executar o alarm, e quando executar o alrm, excutar o alarm, sem precisar usar o step, se usásemos o step depois de 1 segundo ia descer tudo de uma vez
faltou isso no evento create:
alarm[0]=30;
e isso no alarm0:
var_tempo-=1;
alarm[0]=30
pronto, 30 é igual a 1 segundo, sabia???
e... eu coloquei pra assim que for criado ele executar o alarm, e quando executar o alrm, excutar o alarm, sem precisar usar o step, se usásemos o step depois de 1 segundo ia descer tudo de uma vez
henrique_GJ- Adiministrador
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Re: Criando uma barra de tempo
A engine ja está disponivel ^^
Suadao- Membro SDJ
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Re: Criando uma barra de tempo
henrique_GJ escreveu:opa ñão esqueceu de colocar o código que diminui a barra não???
faltou isso no evento create:
alarm[0]=30;
e isso no alarm0:
var_tempo-=1;
alarm[0]=30
pronto, 30 é igual a 1 segundo, sabia???
e... eu coloquei pra assim que for criado ele executar o alarm, e quando executar o alrm, excutar o alarm, sem precisar usar o step, se usásemos o step depois de 1 segundo ia descer tudo de uma vez
Estranho, fiz aqui e tudo deu certo, quem não conseguiu por favor baixe a engine
Suadao- Membro SDJ
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